"Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência..."

Missão, agonia e prazer

Por: Josué Campanhã


Cumprir a missão de vida pode gerar agonia e prazer. Isto foi o que aconteceu com Jesus. Antes da sua morte ele disse: “Agora meu coração está perturbado, e o que direi? Pai, salva-me desta hora? Não; eu vim exatamente para isto, para esta hora. Pai, glorifica, o teu nome!”.

Quando chegou a hora de cumprir sua missão, o pedido humano de Jesus para Deus era para livrá-lo do cumprimento da missão. No entanto, com seu senso de direção pedia para Deus cumprir a missão através dele e ainda ser glorificado por causa disto.

Cumprir a missão que Deus nos deu e para a qual ele nos criou gera agonia em nós. Primeiro, porque a missão é maior do que nós, ela é do tamanho de Deus e só isto nos assusta. Segundo, porque ela exige sacrifício de nós. Terceiro, porque não sabemos antecipadamente todos os efeitos que ela vai provocar, e isto nos gera dúvidas sobre a validade do sacrifício. Quarto, porque normalmente ela vai contra uma missão inferior que criamos para nós mesmos, para substituir a missão de Deus.

No entanto, se não cumprirmos a missão para a qual Deus nos criou, causamos “agonia em Deus”, pois foi para isto que ele nos enviou ao mundo. Isto também faz com que Deus não seja glorificado através da nossa vida. E se Deus não é glorificado através da nossa vida, o propósito maior para o qual fomos criados está frustrado.

De outro lado, se seguirmos o exemplo de Jesus, por maior que seja a missão que Deus nos der, diremos “foi exatamente para isto que eu vim; Pai, glorifica o teu nome”, e cumpriremos nosso papel neste mundo. Neste caso, quando nossa vida glorifica a Deus, ele sente prazer em nós, e isto gera o nosso prazer de viver. Então, a melhor coisa a se fazer é ajustar o foco da nossa vida à missão que Deus tem para nós, e cumpri-la, porque o prazer de glorificar a Deus será muito maior do que a agonia de cumprir a missão.


* Josué Campanhã é o atual diretor nacional da SEPAL - Servindo Pastores e Líderes.

Fonte: www.lideranca.org